TEKSMART IT

Estamos aqui para fazer alguma diferença no universo, se não, porque estar aqui? Steve Jobs

Sobre APPS

jacket

Aplicativo móvel ou aplicação móvel , conhecido normalmente por seu nome abreviado app, é um software desenvolvido para ser instalado em um dispositivo eletrônico móvel, como um PDA, um telefone celular, um smartphone ou um leitor de MP3. Este aplicativo pode ser instalado no dispositivo, logo que os respectivos modelos ou, se o aparelho permite que ele, baixado pelo usuário através de uma loja on-line, tais como Google Play, App Store ou Windows Phone Store. Uma parte dos aplicativos disponíveis são gratuitos, enquanto outros são pagos. Estes aplicativos são pré-instalados ou vêm direto da fábrica, baixados pelos clientes de várias plataformas de distribuição de software móvel ou aplicativos da web entregues por HTTP que usam processamento do lado do servidor ou do cliente (por exemplo, JavaScript) para fornecer uma experiência "aplicativo" dentro de um navegador da Web.

O número de descarregamentos de aplicações móveis está em forte crescimento. Esta tendência está associada com a venda de smartphones, que também houve um grande crescimento de 74% num ano.

Apps encontram-se disponíveis em plataformas de distribuição. Popularizaram-se em 2008 e são normalmente asseguradas pelo sistema operacional móvel. Algumas aplicações são exclusivamente gratuitas ou têm versões gratuitas, enquanto outras são comercializadas a valores relativamente e de forma geral acessíveis. Quanto à aplicação paga, geralmente uma percentagem de 20% a 30% é atribuída ao distribuidor e o restante para o criador da app.A mesma aplicação pode custar um valor diferente dependendo do dispositivo para o qual é descarregada, isto é, a mesma aplicação pode ter um custo diferente para iOS, para Android ou outro sistema operativo.

Geralmente, são descarregadas (vulgo download) da plataforma para um dispositivo de destino, como um iPhone, BlackBerry, smartphones com sistema operativo Android, Windows Phone, para tablets e computadores portáteis (laptop computer) ou de secretária (desktop computer).

A sigla "app" é uma abreviatura do termo "aplicação de software". Foi em 2010 que se tornou tão popular que foi assinalada como "Palavra do Ano" pela American Dialect Society Em 2009, David Pogue um escritor e colunista de artigos de tecnologia afirmou que os smartphones mais recentes poderiam ser designados por "app phones" para distingui-los dos menos sofisticados. Originalmente as Aplicações móveis foram criadas e classificadas como ferramentas de suporte à produtividade e à recuperação de informação generalizada, incluindo correio eletrônico, calendário, contatos, mercado de ações, informações meteorológicas entre outras do gênero. No entanto, a crescente procura, a disponibilidade facilitada e a evolução das apps, conduziu à rápida expansão para outras categorias, como jogos, GPS, serviços de informação meteorológica, serviços de acompanhamento de pedidos vários, compra de bilhetes, confirmações de presenças, conexões nas redes sociais, aplicações nas mais diversas áreas, como saúde, desporto, banca e negócios, mercados de ações, etc., tudo isto para a generalidade dos dispositivos móveis. A disseminação no número e variedade de aplicações serviu de fonte de estímulo à investigação e consequente criação de inúmeras Apps para atender as necessidades mais diversas da maioria dos utilitários.

As apps tem o propósito de facilitar o dia-a-dia ao seu utilizador, fornecendo-lhe as mais diversas funcionalidades com infinitas possibilidades.

As apps podem ser utilizadas em qualquer dispositivo móvel podendo, ou não, ter a funcionalidade da geo-localização de forma a tornar a App mais relevante para ser utilizada no local e no momento em que é utilizada, o exemplo dos mapas é o exemplo clássico, mas também pode servir para obter vales de descontos de lojas nas proximidades ou para sugerir pontos de interesse para o utilizador.

Uma das áreas em que os apps têm um enorme potencial é a saúde. Segundo a Siddiqui (2013),[6] os dispositivos móveis podem ajudar na manutenção da saúde e prevenção da doença. As Apps desenvolvidas para este efeito podem ter funcionalidades que ajudem melhorar a acessibilidade a tratamentos bem como a rapidez e a exatidão dos exames de diagnóstico (Siddiqui,2013)[7]. As Apps podem ter funcionalidades que aproximam os pacientes dos prestadores de cuidados ou podem ajudar em coisas tão simples como a adesão à terapêutica, fazendo com que o paciente não se esqueça da toma dos medicamentos.

Dados estatísticos

Downloads de apps para dispositivos móveis. De acordo com a Portio Research (Março de 2013) estimou-se que, até finais de 2012, 1.2 mil milhões de pessoas em todo o mundo estaria a usar aplicações para dispositivos móveis. Projeta-se que esta tendência cresça a 29,8% por ano, atingindo as 4.4 mil milhões de utilizadores até finais de 2017. Contudo grande parte deste crescimento advém da Ásia, que até 2017 representaram quase 50% dos usuários. O mercado das aplicações ainda têm muito para crescer, segundo a ITU (International Telecommunication Union) em Fevereiro de 2013, existiam 6.8 mil milhões de subscritores de dispositivos móveis, o que significa que 17% destes usam apps. Analistas estimavam que os downloads de apps em 2013 poderiam atinjir entre 56 a 82 biliões. Em 2017, podem mesmo chegar aos 200 mil milhões de downloads. A ABI Research , em Março de 2013, previa que 56 mil milhões de apps seriam descarregadas para smartphones durante o mesmo ano. Distribuídas pelos sistemas operadores da seguinte forma: 58% pela Google Android, 33% pela Apple iOS, 4% pela Microsoft Windows Phone e 3% pertencem à Blackberry. Estimou também que 14 mil milhões de apps seriam instaladas em tablets, neste caso a distribuição pelos operadores de sistema seria: 75% apps de iOS, 21% de Android, 2% de Windows. A Android inclui as apps da Amazon Kindle Fire, que representariam 4% dos downloads.

A Portio Research(Março de 2013), estimava globalmente mais de mil milhões de downloads de apps durante o ano de 2013 e que até 2017 ultrapassará os 200 mil milhões de downloads por ano.

Segundo uma pesquisa de mercado a cargo da Gartner , 102 mil milhões de apps serão instaladas durante o ano de 2013, 91% gratuitas, que ainda assim gerarão 26 biliões de Dólares Americanos. Conforme um relatório analítico estima-se que as receitas provenientes da distribuição de Apps ultrapassem os 10 mil milhões de dólares americanos por ano dentro da União Europeia, bem como, em 28 países da EU, mais de 529.000 de empregos criar-se-ão como resultado do aumento exponencial do mercado das apps.

Desenvolvimento

O desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, envolve processos mais ou menos complicados, a complexidade dos processos é reflexo da experiência do criador e proporcional à estrutura e configurações do software a ser produzido, ao número de dispositivos distintos em que estas vão operar, às especificações do hardware e às plataformas que as vão disponibilizar. As aplicações podem vir pré-instaladas com os dispositivos móveis, podem ser transferidas pelos utilitários ou seus representantes, descarregando-as de plataformas de distribuição de software, no caso de empresas e redes de comunicação ou ainda, transferindo-as diretamente da Web para o dispositivo móvel. É preciso, igualmente, submeter as atualizações e avaliar a necessidade de possíveis modificações mais ou menos extremas dentro de cada plataforma.

A Economia das apps encontra-se ainda numa fase púbere, contudo, de acordo com um relatório realizado em 2013 pela Vision mobile , estimou-se que nos 28 países membros da UE, a economia das apps contribua para 794 mil postos de trabalho indiretamente associados, 529 mil postos de trabalho diretamente associados, dos quais 60% são de criadores de aplicações móveis. Estimou-se igualmente que 22% da produção global de produtos e serviços relacionados com as aplicações móveis sejam provenientes da EU e que o retorno dessa economia exceda os 10 mil milhões por ano.

Etapas

São inúmeras as etapas a considerar que devem anteceder a criação de uma app para dispositivos móveis, deve ter-se em conta o propósito da app a desenvolver, se vai servir como fonte de rendimento principal, para que plataformas de distribuição as disponibilizar, em que tipo de dispositivos móveis vai ser possível opera-las, criar uma app gratuita ou paga ou as duas, como melhor rentabilizar uma app e qual o nível de risco associado.

Distribuição

A Amazon Appstore opera como um distribuidor alternativo do sistema operativo Android. Começou a funcionar em Março de 2011 e já conta com mais de 1 milhão de aplicações disponíveis. Para além disso, compromete-se a lançar novas aplicações diariamente, está agora classificada como a loja de aplicações móveis mais fiável para a plataforma Android.

App Store loja de aplicações para a plataforma iOS, foi a primeira distribuidora, definiu o padrão para os serviços vários de distribuição das aplicações e que ainda hoje serve de modelo para as restantes distribuidoras. Inaugurou a 10 de Julho de 2008, e em Janeiro de 2011, apresentou resultados surpreendentes, mais de 10 mil milhões de downloads. Em 2012 durante a Worldwidede Developers Conference da Apple, o CEO, Tim Cook, anunciou que a Appstore contava já com, 400 milhões de contas, mais de 650 mil aplicações disponíveis para download, bem como 15 mil milhões de downloads de Apps da App Store até essa data . Contudo, se analisarmos uma das perspectivas alternativas do mercado, os resultados são objectivamente díspares, os valores observados pelo serviço de monitorização da BBC em Julho de 2013 de sugerem que mais de dois terços das aplicações na App Store são “zombies”, quase nunca instalados pelos consumidores.

A BlackBerry World é uma loja de aplicações para os dispositivos BlackBerry 10 e BlackBerry OS. Abriu em Abril de 2009 designava-se na altura por BlackBerry App World, em Fevereiro de 2011 alegava-se como a loja com maior retorno financeiro por aplicação, bastante superior à AppStore, US $ 9.166.67 em comparação com US $ 6.450.00 respectivamente e US $ 1.200 no mercado Android. Em Julho de 2011, os relatórios exibiam 3 milhões de downloads por dia. Em Maio de 2013 a BlackBerry já disponibilizava mais de 120.000 de Apps. O BlackBerry10 também permite operar aplicações Android.

A Google Play (anteriormente conhecida por Android Market) é uma loja de software online internacional desenvolvida pela Google para dispositivosAndroid . Foi inaugurada em Outubro de 2008. Em Julho de 2013 já contava com mais de 1 milhão de aplicações disponíveis exclusivamente para Android, a estimativa apresentada pela Google Play rondava os 50 mil milhões de downloads. Como já foi referido, as apps Android podem ser operadas em dispositivos BlackBerry10.

A Windows Phone Store, inicialmente denominada por Windows Phone Marketplace, foi lançada a 7 de Outubro de 2010 pela Microsoft simultaneamente com a Windows Phone 7. A Windows Phone Store, a 25 de Fevereiro de 2012 , contava já com mais de 120 mil aplicações. De acordo com a Windows Phone 7 Marketplace , a 14 de Maio de 2014 existiam 205.372 aplicações.

A Windows Store foi introduzida pela Microsoft para as plataformas Windows 8 e Windows RT. Possibilita a transferência de diversos programas construídos para computadores de mesa (desktop) com compatibilidade certificada para o Windows 8, contudo é usado maioritariamente para distribuir aplicações para operarem em tablets e outros dispositivos tácteis, mas ainda podem ser usados com teclados, rato (mouse), e em desktop e em computadores portáteis (laptops).

Samsung Apps Store a loja de aplicações para telemóveis e smartphones Samsung, foi fundada em Setembro de 2009. A partir de Outubro 2011 Samsung Apps alcançava os 10 milhões de downloads. Atualmente, a distribuidora está disponível em 125 países e oferece aplicações para Windows Mobile, Android e plataformas Bada. Em Dezembro de 2013 a Samsung e a Fingerprint uniram-se na criação de aplicações para dispositivos Samsung, exclusivamente para crianças.

Motor de pesquisa para apps

Auto- intitula-se o “Google” para aplicações móveis, é tecnologia inovadora da Quixey , permite, através de uma imensa base de dados, encontrar a App que melhor preenche as necessidades o utilizador.